Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, traçamos um retrato do Ensino Médio noturno, destacando desafios e dados relativos ao perfil do jovem que frequenta a última etapa da educação básica à noite. Embora venha caindo ano após ano, as matrículas do noturno ainda representam um terço do total.

O Ensino Médio noturno é alvo de preocupação por parte dos especialistas e gestores educacionais, pois índices de fluxo e proficiência desses estudantes é inferior aos obtidos pelos alunos do diurno. Para se ter uma ideia, o abandono no noturno é três vezes maior do que o registrado no diurno.

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

O boletim destaca estudos que atestam que a qualidade do ensino ofertado no turno da noite é inferior. Dada a vulnerabilidade que caracteriza os jovens que frequentam o noturno, essa disparidade acaba por ocasionar o aprofundamento das desigualdades. Daí a necessidade de se pensar em políticas específicas para o Ensino Médio noturno.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco