Nova edição do Aprendizagem em Foco destaca importância de debater diversidade sexual na escola

Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, destacamos a importância do debate sobre diversidade sexual na escola. São mencionados estudos, nacionais e internacionais, que indicam os alunos LGBT como um dos principais alvos de bullying e discriminação no ambiente escolar.

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

Apesar das evidências sobre o problema e seu impacto sobre a aprendizagem e bem-estar dos estudantes, a abordagem de questões como identidade de gênero e orientação sexual ainda não é uma realidade nas escolas brasileiras. A exclusão desses termos no Plano Nacional de Educação e em diversos planos estaduais, mencionada no boletim, representou um passo atrás nesse debate.

“As situações de desigualdade no ambiente escolar devem ser abordadas pelas equipes das escolas, tendo em vista a criação de condições de equidade de acesso e aprendizagem. No caso dos estudantes LGBT, é preciso superar a visão normatizadora e homogeneizadora, que preconiza que os diferentes devem se adaptar às regras e conceitos de “normalidade””, destaca a edição.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco

Voltar ao topo


Instituto Unibanco | Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Av. Paulista, 2073 – Cj. 6 – Edifício Conjunto Nacional - CEP 01311-300 - São Paulo - SP

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE