Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco foi criado em 1982 para promovero investimento socialprivado do Unibanco, que em 2008 formou o conglomerado Itaú Unibanco. No ano de 2002, o Instituto redirecionousuasações e passou a trabalhar prioritariamente com educação. A partir de 2007,com a criação do projeto Jovem de Futuro,a instituição se concentrou em atuar na melhoria do Ensino Médio público, por considerar essa fase estratégica para a formação da juventude e o desenvolvimento do país.

A missão do Instituto Unibanco é contribuir para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas, concebendo, validando e disseminando novas tecnologias ou metodologias que melhorem a qualidade e efetividade das políticas públicas. Para isso, o Instituto é mantido por um fundo endowment, criado exclusivamente para financiar suas atividades e que garante independência e permite a definição de objetivos estratégicos e metas a longo prazo.

Alinhado com sua missão, o Instituto Unibanco concebeu e validouo projeto Jovem de Futuro, durante três anos em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta fase piloto, o projeto gerou excelentes resultadosno teste de impacto, que mostraram que os alunos das escolas atendidas tiveram um avanço significativo em relação aos estudantes das instituições não participantes, principalmente em Língua Portuguesa e em Matemática, disciplinas-alvo do Jovem de Futuro. Nas escolas da Grande Belo Horizonte da rede pública de ensino de Minas Gerais, por exemplo, as escolas nas quais o projeto não foi aplicado levariam 3,7 anos para atingir a meta de Língua Portuguesa e 6,3 anos para atingir a de Matemática. O progresso que as escolas da grande Porto Alegre obtiveram em Língua Portuguesa só poderia ser alcançado pelas escolas não atendidas em 3,7 anos. Esse mesmo grupo levaria 23 anos para atingir a meta em Matemática.

A partir destes resultados, o Jovem de Futuro consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala, e atualmente está em sua fase de disseminação, sendo desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) e cinco Secretarias Estaduais de Educação, como política pública estadual de ensino no Ceará, em Goiás, no Mato Grosso do Sul, no Pará e no Piauí, para melhoria do Ensino Médio público.

Outra importante frente de atuação do Instituto Unibanco é o incentivo ao trabalho voluntário noambiente escolar. Desenvolvido há três anos, o Estudar Vale a Pena é uma ação que pretende contribuir para que os jovens das escolas públicas construam novas visões de futuro e valorizem o papel da educação na sua vida. Por meio de jogos, dinâmicas e de suas próprias trajetórias de vida, os voluntários oferecem aos jovens a oportunidade de conhecerem histórias diferentes da sua, possibilitando a reflexão, motivação e percepção de que, mesmo estando em um ambiente desafiador, é possível fazer transformações.

Todos os anos, a partir do volume de voluntários inscritos, escolas que desenvolvem o Jovem de Futuro e unidades de ensinoparceiras do Instituto Unibanco (nos estados de Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo)participam do Estudar Vale a Pena. Os voluntários são colaboradores do Itaú Unibanco, seus convidados e a comunidade escolar.

Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Unibanco:

www.institutounibanco.org.br

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